falar uma língua é liberdade
reflexão/brisa que tive lendo meu primeiro livro do ano
o primeiro livro que estou lendo este ano é 1984, do George Orwell, traduzido pela Debora Fleck (tô gostando bastante!). o livro conta sobre uma realidade distópica, em que uma das características é diminuir o tanto de palavras e as nuances dos significados delas.
enquanto eu estava lendo o prefácio escrito pela Editora LeYa, uma parte me chamou bastante atenção:
com cada vez menos palavras, uma língua vai perdendo sua capacidade de dizer não só o que vemos, mas principalmente o que sentimos e pensamos e todas as possíveis e infinitas diferenças tão caras à liberdade.
foi quando pensei: é exatamente isso que o bilíngue sente quando lhe falta o vocabulário que ele precisa para se comunicar em outra língua! uma falta de liberdade que, por incrível que pareça, nos é concedida pela língua que falamos.
por isso que falar inglês é liberdade. liberdade para ser capaz de expressar o que você pensa em um idioma que não é o seu. liberdade para, além disso, expressar seus sentimentos e emoções mais íntimas com um novo repertório. liberdade para ser quem você é — e se redescobrir — em outro idioma, com outra visão de mundo e outra cultura.
é essa a liberdade que eu e a Vic queremos que você receba e vá descobrindo à medida que vai avançando na sua jornada com o inglês. estamos aqui para te ajudar a libertar-se :)
na última semana no 2c
fizemos um resumão dos nossos melhores posts e melhores momentos de 2021
mostramos como realmente ter progresso no inglês neste novo ano, no nosso vídeo mais recente do youtube (sábado que vem sai um novo!)
achadinhos do 2c
🔋 este artigo do Tom Whitwell sobre as 52 coisas mais estranhas que ele aprendeu em 2021 — por exemplo, um cochilo à tarde traz mais produtividade do que meia hora a mais de sono à noite (e vários outros fatos que você não pediu, mas a gente trouxe)
se você leu até aqui, me conta o que achou? agora tem a opção de curtir e deixar um comentário na newsletter! é só clicar nos botões no final do e-mail ou embaixo do título :)
see you next week!
é isso! fora que todo mundo tem seu jeitinho de falar e encontrar esse novo jeito numa nova língua é desafiador :)
conhecimento é realmente libertador e a comunicação é a expressão disso <3 Amei a reflexão!